terça-feira, 15 de abril de 2014

Páscoa




A Páscoa por aqui é bem diferente, inclusive os dias do feriado. Aqui o feriado de Páscoa se estende até a segunda-feira, além desse detalhe a IMPRESSÃO que eu tive é que as pessoas dão mais importância à decoração, as brincadeiras de esconder ovinhos e as atividades de pintar ovos de galinha do que ganhar quilos e quilos de chocolate.

Pode-se encontrar, o ano inteiro, no supermercado muito tipos de chocolate, tenho a impressão que os alemães gostam muito dessa guloseima, eu nem sou tão fã de chocolate, mas tenho que confessar que os chocolates daqui são DELICIOSOS, diferentes e têm de diversos tipos e combinações...existe dezenas de tipos de chocolates da Kinder e da Milka e os da Lindt têm um preço acessível...humm!


Na Páscoa não é diferente, existe muitos tipos de chocolates temáticos, mas quase não se acha ovos grandes como os vendidos no Brasil, a maioria é do tamanho de ovos de galinha e são vendidos em embalagens super fofas!  Não há muitos ovos, mas tem uma infinidade de coelhinhos e cordeirinhos de chocolate.






No supermercado tem uma parte bem grande dedicada a decoração de Páscoa. Ovos coloridos, cestinhas, coelhinhos de diversos tipos de materiais (porcelana, pelúcia, metal). Têm, inclusive, diversos tipos de forro para colocar nos ninhos. A decoração de Páscoa é tão linda quanto a de Natal!!!






Uma coisa que achei bem bacana foram os kits para pintar ovos de galinha. Existe dezenas de kit´s com diferentes técnicas, as crianças devem se divertir a beça.



Quase não se acha ovos com personagens infantis, o que eu achei o máximo! Nunca entendi o porquê venderem ovo da Batman, Patati Patatá, Poly, etc... Eu acho esse negócio de ovo de Páscoa com personagem é a coisa mais ridícula do mundo, aliás, eu acho esse comércio todo um negócio que não tem nada a ver com o real significado da Páscoa.  As únicas aberrações que encontrei foram essas:



E vocês vão me perguntar sobre os preços...Os preços não são exorbitantes como no Brasil, lógico que é mais caro comprar um ovo ou um coelhinho, pois dá mais trabalho para fazer, mas o preço não é discrepante como no Brasil! Fiquei assustada com os preços daí numa reportagem sobre um ovo de Páscoa da Bis de 1 kg que custava quase 100 Reais! Oi? Um ovo de Páscoa 100 Reais, como assim? Sem contar que no Brasil os chocolates têm menos cacau (isso porque o país é produtor de cacau), basta olhar os rótulos. Lendo o rótulo vocês poderão perceber que o primeiro ingrediente da lista (que segundo a regra é o que tem maior porcentagem) é o AÇÚCAR. Ou seja, paga-se o olho da cara por um chocolate caro que na verdade é puro açúcar e parafina! Se tem uma coisa que aprendi com esse negócio de ler rótulos é que compramos gato por lebre muitas vezes, fora a quantidade de veneno que somos obrigados a consumir.
 Não pago! Não pago, Não pago!

Também fiquei assustada com os preços dos chocolates da Lindt aí. Vi que um coelhinho de chocolate dessa marca no Brasil custa quase 50 Reais!!! Peguei essa foto (com autorização) do Facebook que uma moça muito talentosa que faz ovos de chocolate, ano passado eu comprei todos os meus ovos de Páscoa   dela.

Olha só quanto custa o mesmo coelhinho por aqui:




Revoltante, né?

As pessoas sempre postam a comparação de preço das barras e dos ovos no Facebook. Lógico que o preço das barras é menor, pois tem o fator dificuldade de transformação em ovo ou coelho, mas não justifica um valor 10 ou 15 vezes maior! Se estivesse aí eu tentaria aprender a fazer ovos de chocolate para presentear, sem contar que NENHUM ovo comprado iria ter o mesmo carinho do que os que eu fizesse! E se não tivesse tempo, faria como no ano passado e compraria Ovos artesanais de pessoas talentosas como a Juliana. O que dá raiva é que, se está esse preço é porque tem gente disposta a jogar dinheiro no lixo! Devia ter “protesto”, deveriam deixar os ovos encalharem na prateleira, pois os preços estão ofensivos!!!

A Alice não tem idade para comer chocolate, eu evito dar doces para ela, mas não sou tão certinha assim como vocês pensam e por isso ela já provou uma balinhas, já ganhou um pirulito de açúcar de uva (que dizem aqui que é feito para bebês), sorvete...mas chocolate ainda não! Ela já pode comer coisas feitas com cacau em pó, por isso para essa Páscoa pretendo fazer uns biscoitinhos que achei no site Delícias do Dudu, vou comprar cortadores de biscoitos com tema de Páscoa (aqui tem milhares de tipos de cortadores de biscoito, as pessoas amam fazer biscoitos por essas bandas de cá) e fazer uma brincadeirinha com ela de esconder.

Outra coisa que fico refletindo é que todo mundo adora presentear na Páscoa, às vezes a pessoa nem gosta tanto de chocolate e ganha tantos que nem consegue comer. Acho que vou aderir a filosofia “Menos chocolate e mais amor, por favor!”. Sou mais um abraço, uma visita demorada, um passeio ao ar livre, um almoço gostoso do que um montão de ovos gigantes acumulando no armário (sem contar que tudo em excesso faz mal, inclusive chocolates). O nível de amor da pessoa não está ligado ao tamanho do ovo de Páscoa, mesmo não praticando nenhuma religião eu tenho as minhas crenças e acho bem bonito o significado da Páscoa, que sei que NÃO está ligado ao CONSUMISMO e sim a um momento de reflexão (pelo menos para mim). Se a Páscoa é renascimento e recomeço, acredito que é uma ótima época para a gente pensar em melhorar e mudarmos as coisas que não gostamos em nós.  (é...está parecendo auto –ajuda)

Por que no fim, o que importa é ser feliz, e tentar nos aperfeiçoar a cada dia como seres humanos.

Menos chocolate e
mais amor,
mais visitas,
mais conversas,
mais abraços,
mais solidariedade,
e menos consumismo,
POR FAVOR!!!!

Feliz Páscoa Pessoal!

Beijos
Joy

Nenhum comentário:

Postar um comentário